domingo, 28 de abril de 2013

Línguas

Já bebi de línguas de diferentes nacionalidades.
Me faço numa Torre de Babel;
Nela eu escalo,
Mesmo não sendo poliglota.
Pois só não sou assim naquilo que se sai da boca para fora.
Falo em português.
Me exalto em palavronês.
Falo em sotaques misturados.
Escrevo no que eu quiser.
Falo na língua do afeto, na hora do contato.
Leio livros em português,
Algumas HQs em inglês.
Sei falar, às vezes até penso em inglês.
Escuto músicas em inglês,
Também francês, e claro, no bom português.
Tenho aulas de inglês e espanhol.
Me arrisco num portunhol.
Assisto a filmes em francês,
Inglês, italiano, espanhol, alemão, russo, iraniano...
Surgi de quem falava português lusitano,
De quem falava italiano
E também de quem falava algum dialeto de algum lugar africano.
Minha língua surgiu de quem falava
Grego e latim,
Mas minha língua também tem influência
De francês e inglês;
Ou apenas modismo,
Aquilo que em outros países é abolido,
O estrangeirismo.
Minha língua parece muito com espanhol,
E tem suas variante de acordo com países,
Regiões, estados, cidades, bairros, tribos...
Falantes.

Mas e a minha vida, se codifica em qual língua?
Só pode ser mandarim.
Mas às vezes em uma língua morta, quiça o latim.

Mas I'll be ready.
Will you be ready?

- Júlia S.


Nenhum comentário:

Postar um comentário